EXOREALISMO
Exposição individual (2014)
Produzidos a partir dos anos 1990, os trabalhos de Arnaldo Dias Baptista reunidos para a exposição EXOREALISMO integram o ambiente do ateliê-estúdio musical de sua residência no interior de Minas Gerais. São desenhos, pinturas, objetos, colagens e assemblages que nos alcançam como se fossem veículos de locomoção e acesso a estruturas sonoro-espaciais de outros tempos, seres e lugares.
Com forte inspiração visual na lisergia, Arnaldo Dias Baptista nos apresenta palavras, cantos e imagens em fundo Sci-Fi Tropical de sentido, em que despontam pequenas peças, verdadeiros ícones glam – diabretes que mais se parecem a emoticons e stickers –, ou signos de comunicação online tão utilizados nos meios de mensagem rápida da atualidade. Cores e formas que buscam materializar a natureza invisível do som, aplicadas ao conceito holofônico de gravação binaural, são descobertas pela representação de instrumentos presentes em algumas das obras desta exposição –o que faz reavivar sua formação e trajetória de músico e artista desde os anos 1960.
Pela falta de limites artísticos na experimentação multidimensional de liberdade e coragem de seus ideais, Arnaldo Dias Baptista nos brinda, nesta segunda mostra individual, com novos trabalhos que canalizam sua mais pura energia intuitiva e mental, confirmando que a ascese o fez atingir a própria recriação vital ao encarnar, por excelência, libido e, emocionalmente, o seu papel de performer com cartola de mago.
Curador Marcio Harum
“Exorealismo”, de Arnaldo Dias Baptista @ Galeria Emma Thomas
29 de novembro a 10 de janeiro de 2014
(Nota 2020: A Galeria Emma Thomas foi vendida em 2017).